7º lugar para a equipa portuguesa no Campeonato da Europa por equipas mistas

Set 16 2021

7º lugar para a equipa portuguesa no Campeonato da Europa por equipas mistas

Campeonato da Europa de Juniores – Equipas Mistas 2021 cumpriu-se este domingo, 12 de setembro, com a presença da equipa Portuguesa. Luxemburgo recebeu 11 Seleções em busca do Título Europeu.

A Seleção Portuguesa enfrentou a Geórgia no primeiro encontro, alinhando com Rodrigo Boavida na categoria +90 kg, Teresa Santos nos -57 kg, António Tetino em -73 kg, Taís Pina nos -70 kg, João Dias nos -90 kg e Beatriz Moreira nos +70 kg.

Os jovens portugueses começaram a perder, com Rodrigo Boavida a ser imobilizado pelo georgiano Shalva Gureshidze. Teresa Santos entrou no tatami com Eter Askilashvili e após um combate equilibrado decidido em período de ‘ponto de ouro’, a georgiana perdeu por acumulação de ‘shidos’. Seguiu-se António Tetino que não conseguiu contrariar Kote Kapanadze, sofrendo um ‘wazari’ antes da ‘chave de braço’ que decidiu o combate. Tais Pina restabeleceu a igualdade a dois no marcador, ao superar Nino Gulbani por acumulação de ‘shidos’. No confronto seguinte, João Dias sofreu o ‘ippon’ logo aos 7 segundos contra Nika Kharazishvili. Beatriz Moreira voltou a empatar o marcador ao pontuar ‘wazari’ seguido de imobilização contra Salome Makishvili. Com o resultado em 3-3, foi preciso mais um combate para desempatar, em sistema de ‘ponto de ouro’. Taís Pina, na categoria -70 kg, foi a selecionada para repetir o encontro com Nino Gulbani, mas desta vez não conseguiu repetir o desfecho, cedendo por ‘wazari’ e encerrando o marcador em 4-3 para a Geórgia.

Na repescagem, Portugal enfrentou a Polónia, com a equipa a ser composta por Teresa Santos nos -57 kg, António Tetino em -73 kg, Alice Pereira nos -70 kg, Diogo Rangel nos -90 kg, Beatriz Moreira nos +70 kg e Rodrigo Boavida na categoria +90 kg.

Teresa Santos foi a primeira atleta lusa a combater, mas, apesar do equilíbrio, não conseguiu repetir a vitória alcançada no encontro anterior, cedendo por acumulação de ‘shidos’ em período de ‘golden score’ contra Zuzanna Logozna. Seguiu-se mais um confronto equilibrado, desta vez protagonizado por António Tetino, mas com o mesmo desfecho, com o polaco Marcin Kowalski a pontuar ‘wazari’ no período de ‘ponto de ouro’. Alice Pereira entrou no tapete decidida e à procura de um ponto para a equipa nacional, mas logo aos 20 segundos sofreu o ‘wazari’ de Katarzyna Sobierajska, que a imobilizou de seguida para chegar ao ‘ippon’ e ao terceiro ponto. Sem margem de erro, Diogo Rangel procurou a vitória, mas aos 30 segundos, o polaco Dymitrij Janczylik alcançou o ‘ippon’ num contra-ataque, finalizando o encontro com 4-0 no marcador.

Com este resultado, a Seleção Portuguesa encerra a participação no Campeonato da Europa de Juniores – Equipas Mistas 2021 no 7º lugar, entre as 11 equipa presentes.

    DOCUMENTOS RELACIONADOS