485 Atletas de 26 Países em Coimbra – 101 Judocas Portugueses – Apresentação da Taça da Europa de Juniores Coimbra 2018

Mar 14 2018

485 Atletas de 26 Países em Coimbra – 101 Judocas Portugueses – Apresentação da Taça da Europa de Juniores Coimbra 2018

A Apresentação da Taça da Europa de Juniores – Coimbra 2018, realizou-se esta quarta-feira, dia 14 de março, no Auditório do Pavilhão Municipal Multidesportos Dr. Mário Mexia. A competição cumpre-se nos dias 17 e 18 de março noPavilhão Municipal Multidesportos Dr. Mário Mexia.

A Conferência de Imprensa contou com a presença do Diretor do Departamento de Desporto e Cultura da Câmara Municipal de Coimbra – Dr. Francisco Paz, do Presidente da Federação Portuguesa de Judo – Dr. Jorge Fernandes,do Presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Judo e Membro do Conselho de Arbitragem da União Europeia de Judo – Dr. Nuno Carvalho e do Secretário Geral da Associação Distrital de Judo de Coimbra – Dr. Alfredo Lucas. Marcaram também presença os Atletas André Diogo e Diogo Brites, presentes na prova.

Esta competição integra a Junior World Tour da IJF (International Judo Federation), permitindo pontuar no Ranking Mundial de Juniores e representando uma oportunidade para que um maior número de judocas lusos possa competir, fazer bons resultados e tentar obter os mínimos para a participação no Campeonato da Europa e do Mundo deste escalão.

Para esta prova são esperados aproximadamente 485 Atletas (296 masculinos e 189 femininas) nos tapetes conimbricenses, em representação de 26 países, entre eles, 101 Judocas Portugueses. Por estar inserida no escalão de Juniores, a prova recebe judocas com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos.

Declarações

Diretor do Departamento de Desporto e Cultura da Câmara Municipal de Coimbra – Dr. Francisco Paz

“Uma das obrigações que temos é fomentar a prática desportiva e fazer que isso leve aos resultados. Sendo a prova na cidade de Coimbra, é uma excelente oportunidade para os nossos Judocas adquirirem experiência internacional e espero que isso os faça crescer. É muito importante para a cidade de Coimbra receber estas provas Internacionais. Este evento é um dos que ultrapassa a vertente meramente desportiva, abrangendo em termos de importância a vertente cultural e económica.”

Presidente da Federação Portuguesa de Judo – Dr. Jorge Fernandes

“Esta prova tem vindo a subir em termos de participação de atletas e de países. Este ano vamos bater um recorde que em Portugal é quase impensável, estando inscritos 485 Atletas de 26 Países. Este desenvolvimento deve-se às boas condições que a cidade de Coimbra fornece e também às políticas adotadas pela Federação Portuguesa de Judo.”

Membro do Conselho de Arbitragem da União Europeia de Judo – Dr. Nuno Carvalho

“Esta competição tem vindo a crescer e, os protocolos realizados pela Federação com outras Instituições Internacionais, têm sido um fator importante para esse facto. Neste momento, a prova já tem um forte peso na comunidade internacional, sendo que vamos ter 20 árbitros internacionais de 10 países diferentes presentes em Coimbra.”

Secretário Geral da Associação Distrital de Judo de Coimbra – Dr. Alfredo Lucas

“Agradeço à Federação Portuguesa de Judo por voltar a trazer esta prova para a cidade de Coimbra. Esta competição é uma das mais importantes a nível internacional neste escalão e uma das que tem mais Atletas. É uma grande responsabilidade para a Associação, tendo a certeza que os nossos Judocas estão bem preparados e vão conseguir bons resultados.”

André Diogo (Campeão Nacional de Juniores na categoria -55 kg)

“Preparei-me bem, sinto-me bem a competir. Desconheço a maioria dos meus adversários e vou-me preparar combate a combate.”

Diogo Brites (Vice-Campeão Nacional de Juniores na categoria -100 kg)

“Preparei-me bem, física e mentalmente. Agora é entrar nos tatamis e dar o meu melhor para chegar à medalha, que é o meu objetivo. Penso que os atletas russos são, tradicionalmente, os mais complicados, mas sei que consigo superar qualquer obstáculo.”

DOCUMENTOS RELACIONADOS


PRESS RELEASE RELACIONADOS