3º dia, 3º Bronze no Grand Slam da Hungria, hoje foi Jorge Fonseca a subir ao pódio

Out 25 2020

3º dia, 3º Bronze no Grand Slam da Hungria, hoje foi Jorge Fonseca a subir ao pódio

Grand Slam da Hungria 2020, que marcou o regresso do Circuito Mundial de Judo, terminou este domingo, 25 de outubro, após 3 dias de combates entre os Melhores Judocas do MundoBudapeste recebeu a prova que contou com 405 Judocas (254 Masculinos e 151 Femininas) em representação de 61 Países.

Neste último dia do evento, Portugal foi representado por 4 Atletas:

Campeão do Mundo Jorge Fonseca (-100 kg) começou a sua prestação na 2ª eliminatória com um triunfo sobre o holandês Simeon Catharina, por ‘wazari’. Somou mais duas vitórias, por ‘ippon’, eliminando o francês Cedric Olivar e relegando o atleta da casa, Miklos Cirjenics, para as repescagens. Na semifinal, o português defrontou o Campeão da Europa, Arman Adamian, mas cedeu perante o russo, que alcançou o ‘ippon’. No Bloco de Finais, após um combate equilibrado contra o francês Alexandre Iddir, e em período de ‘ponto de ouro’, Jorge Fonseca conseguiu a projeção que lhe valeu o ‘ippon’ e a conquista da Medalha de Bronze.

Na categoria +78 kg, Rochele Nunes eliminou a húngara Mercedesz Szigetvari, por acumulação de ‘shidos’, no seu combate inaugural. Nos quartos-de-final, após um confronto equilibrado perante a turca Kayra Seyit (nº7 do Ranking Mundial), a portuguesa sofreu o ‘ippon’ a 30 segundos do fim. Regressou às vitórias na repescagem, precisando apenas de 1 minuto para pontuar o ‘ippon’ sobre a servia Milica Zabic. Na luta pelo Bronze, perante a brasileira Maria Suelen Altheman, nº5 de ranking mundial, Rochele Nunes cedeu por ‘wazari’, em período de ‘ponto de ouro’, terminando no 5º lugar.

Patrícia Sampaio (-78 kg) e Vasco Rompão (+100 kg) não conseguiram superar os seus primeiros adversários, os holandeses Natasha Ausma e Jur Spijkers, respetivamente.

Recordamos que nos dois primeiros dias da prova, Portugal conquistou 2 Medalhas de Bronze, por intermédio de Rodrigo Lopes (-60 kg), que se estreou nos Pódios do Circuito Mundial de Judo, e de Bárbara Timo (-70 kg). Na categoria -57 kg, Telma Monteiro também esteve presente no Bloco de Finais, mas terminou na 5ª posição.

Seleção Nacional presente em Budapeste foi composta por 12 AtletasCatarina Costa (-48 kg), Wilsa Gomes (-57 kg), Telma Monteiro (-57 kg),  Bárbara Timo (-70 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), Sergiu Oleinic (-66 kg), Anri Egutidze (-81 kg), João Martinho (-81 kg), Jorge Fonseca (-100 kg) e Vasco Rompão (+100 kg), que foram acompanhados pelos Treinadores Ana HormigoPedro Soares e João Neto e pelo fisioterapeuta Eduardo Pedro.

    DOCUMENTOS RELACIONADOS