COP distingue Ana Hormigo, no Dia da Mulher pelo seu exemplo inspirador

Mar 14 2019

COP distingue Ana Hormigo, no Dia da Mulher pelo seu exemplo inspirador

O Comité Olímpico de Portugal (COP) assinalou esta segunda-feira o Dia Internacional da Mulher, com a distinção de onze treinadoras possuidoras de currículo desportivo de referência, entre elas a judoca Ana Hormigo, que integra a equipa nacional e muito tem contribuído para o seu sucesso.

“É uma grande honra estar presente nesta cerimónia. Tenho aqui muito a aprender, é um grande gosto.” declarou Ana Hormigo.

Os critérios que estiveram na base da distinção foram o mérito desportivo no alto rendimento; pioneirismo em modalidades predominantemente dominadas por homens; em modalidades que, pela sua natureza e história, têm uma maior incidência de elementos do sexo feminino; o facto de serem treinadoras de diferentes gerações; e treinadoras dentro do movimento olímpico e não olímpico; com destaque no trabalho realizado ao nível dos escalões de formação.

Ana Hormigo é licenciada em Desporto e Atividade Física pela Escola Superior de Educação de Castelo Branco, é mestranda em Treino Desportivo – Alto Rendimento na ULHT. Treinadora de Judo desde 1999, é selecionadora nacional da equipa feminina sénior e Sub-23 de Judo, entre 2012 e 2014, e desde 2017; como praticante, foi 7.ª classificada nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e 3.ª no Campeonato da Europa de 2008.

Como representante máximo do judo nacional, Jorge Fernandes, Presidente da Federação Portuguesa de Judo, felicita as outras 10 distinguidas: Adelaide Patrício (voleibol), Anabela Leite (atletismo), Cristina Claro (patinagem), Cristina Gomes (ginástica), Dina Pedro (muay thai), Helena Barros (polo aquático), Helena Costa (futebol), Leonor Peralta (ténis), Paula Castro (andebol) e Teresa Barata (basquetebol).

“O desporto tem de ser uma referência a todos os níveis na sociedade e este reconhecimento é mais um sinal disso mesmo” referiu Jorge Fernandes.

 

    DOCUMENTOS RELACIONADOS