O quarto dia do Campeonato do Mundo de Judo – Budapeste 2017 começou com a presença de 2 judocas portugueses: Anri Egutidze e João Martinho. Esta quinta-feira entraram nos tapetes os atletas das categorias -63 kg feminina e -81 kg masculina.
Anri Egutidze, de 21 anos, fez a sua estreia em Campeonatos do Mundo com uma vitória perante o italiano Antonio Esposito. O jovem luso pontuou dois ‘waza-ari’ sem resposta do adversário. Na ronda seguinte defrontou o japonês Takanori Nagase, nº12 do ranking mundial e (ainda) Campeão Mundial. O combate estava equilibrado, com algum ascendente para Anri, uma vez que o atleta nipónico somou 2 ‘shidos’ (penalizações), ficando apenas a 1 na desqualificação, ainda com metade do combate por disputar. Quando o relógio marcava 2 minutos e 23 segundos, surgiu o momento decisivo para a eliminação do judoca luso: Anri levantou-se pensando que o combate estava parado, virando as costas a Nagase, que aproveitou o erro e projetou o português, marcando ‘ippon’ e terminando o combate e a caminhada de Anri Egutidze na competição.
Ainda na categoria -81 kg, João Martinho não conseguiu superar o seu primeiro adversário, Damian Szwarnowiecki, da Polónia. O combate revelou-se bastante equilibrado, chegando ao fim dos 4 minutos regulamentares com um empate (um ‘waza-ari’ para cada lado). Em período de ‘ponto de ouro’, o polaco conseguiu um ‘ippon’ que afastou João Martinho.
Recordamos que, até ao momento, Telma Monteiro (-57 kg) terminou na 5ª posição, enquanto Joana Diogo (-48 kg), Gonçalo Mansinho (-60 kg), Joana Ramos (-52 kg), João Crisóstomo (-66 kg) e Jorge Fernandes (-73 kg) alcançaram um honroso 9º lugar.
Portugal levou 15 Atletas até Budapeste: Maria Siderot, Joana Diogo, Leandra Freitas, Joana Ramos, Telma Monteiro, Yahima Ramirez, Gonçalo Mansinho, Sergiu Oleinic, João Crisóstomo, Nuno Saraiva, Jorge Fernandes, Anri Egutidze, João Martinho, Célio Dias e Jorge Fonseca – que vão competir entre os Melhores Judocas do Mundo, numa comitiva composta ainda pelos Treinadores Go Tsunoda e Ana Hormigo, e pelo Diretor do Alto Rendimento e Seleções Nacionais – Prof. Luís Monteiro. A maior competição internacional de judo decorre até dia 2 de setembro na capital húngara e recebe 731 Atletas em representação de 126 Países.
A faltarem 2 dias para o fim da competição, Yahima Ramirez (-78 kg) e Célio Dias (-90 kg) são os próximos judocas lusos a entrarem nos tatamis, esta sexta-feira. Os combates têm início às 10h00 (9h00 em Lisboa).