Telma Monteiro: “o projecto Believe in Sport vai ao encontro dos meus valores, um desporto justo e honesto”

Fev 16 2021

Telma Monteiro: “o projecto Believe in Sport vai ao encontro dos meus valores, um desporto justo e honesto”

Telma Monteiro foi recentemente nomeada embaixadora internacional do projeto Believe in Sport, do Comité Olímpico Internacional (COI).

A nossa medalhada olímpica no Rio 2016 ao aceitar este convite “terá um papel importante na formação e partilha de informação e ferramentas para a proteção contra a manipulação de competições”, defende o COI.

Ao site da FPJ Telma Monteiro respondeu a três questões sobre este seu novo desafio que prestigia a sua carreira de desportista, o judo e desporto nacional.

Foi surpreendida com esta nomeação para embaixadora do projeto Believe in Sport?

Sim, foi com alguma surpresa, mas também com muito orgulho e sentido de responsabilidade que recebi e aceite o convite do Comité Olímpico Internacional para ser embaixadora do projeto Believe in Sport. Um projeto que vai de encontro aquilo que são os meus valores e aquilo que deve ser o desporto, justo e honesto para todos.

O que lhe foi pedido, ou qual o papel de um embaixador do Projeto Believe in Sport?

Enquanto embaixadora do COI deste projeto o meu papel passa por alertar e informar sobre o que é a manipulação no desporto, como acontece quais são os riscos associados a este tipo de atividade de modo a que possamos, de alguma formar, prevenir que estas situações aconteçam.

Sente ou já sentiu manipulação? Que medidas ou estratégias podem ser implementadas para combater a manipulação de competições?

Já tive a oportunidade de conversar com atletas que estiveram envolvidos neste tipo de situações, ouvir o seu testemunho o que é bastante enriquecedor o que dá uma ideia de como podemos prevenir que estas situações aconteçam.

::::

 

    DOCUMENTOS RELACIONADOS