Telma Monteiro na 7ª posição no Campeonato do Mundo

Jun 8 2021

Telma Monteiro na 7ª posição no Campeonato do Mundo

O terceiro dia do Campeonato do Mundo de Judo – Budapeste 2021 cumpriu-se esta terça-feira, 8 de junho, com 3 Portugueses em ação. A capital da Hungria recebe até ao próximo sábado, 12 de junho, 664 Atletas (386 Masculinos e 278 Femininas) em representação de 118 Países.

Após Joana Ramos ter alcançado o melhor resultado português até ao momento (5º lugar) no segundo dia do evento, 3 Judocas Portugueses entraram nos tatamis com a ambição de fazer ainda melhor:

A Campeã Europeia Telma Monteiro (-57 kg) estreou-se na segunda eliminatória, onde derrotou a bulgara Ivelina Ilieva (22ª do ranking mundial), da Bulgária, com um ‘ippon’ marcado ao fim de um minuto de ‘golden score’. Somou a segunda vitória no combate seguinte, dominando e levando a jovem húngara Andrea Karman (118ª) a perder por acumulação de ‘shidos’. Nos Quartos-de-final, enfrentou a japonesa Momo Tamaoki, nº5ª do mundo. Após mais de 10 minutos de um combate equilibrado, numa altura em que ambas as atletas tinham 2 penalizações, o árbitro deu o terceiro ‘shido’ à portuguesa, afastando-a da meia-final. Nas repescagens, perante a jovem servia Marica Perisic (24ª do ranking), o confronto voltou a ser marcado pelo equilíbrio, a ser decidido perto dos 10 minutos e a ter o mesmo desfecho, com a Campeã Europeia a ser penalizada com o terceiro ‘shido’. Com este resultado, Telma Monteiro termina a sua prestação na 7ª posição.

Wilsa Gomes (-57 kg) e João Fernando (-73 kg) não conseguiram ultrapassar os seus primeiros adversários, a russa Anastasiia Konkina (29ª) e o emiradense Victor Scvortov (19º), respetivamente.

Recordamos que a Seleção Portuguesa presente no evento é composta por 13 Atletas (8 Femininas e 5 Masculinos): Catarina Costa (-48 kg), Maria Siderot (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg), Joana Ramos (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Wilsa Gomes (-57 kg), Bárbara Timo (-70 Kg), Rochele Nunes (+78 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), João Crisóstomo (-66 kg), João Fernando (-73 kg), Anri Egutidze (-81 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), que são acompanhados pelos Treinadores Ana Hormigo e Pedro Soares.

Os combates recomeçam esta quarta-feira, 9 de junho, com os atletas das categorias –63 kg feminina e –81 kg masculina a entrarem nos tapetes. Anri Egutidze (-81 kg) é o único representante luso neste dia, estreando-se na primeira eliminatória contra o montenegrino Nebojsa Gardasevic (110º). As eliminatórias começam às 09h00 (em Portugal Continental).

 

Declarações:

Telma Monteiro – 7ª classificada

“Só pode sofrer quem ousa tocar as estrelas. Mesmo sabendo que o objetivo da preparação são os Jogos Olímpicos, vim para lutar pelas medalhas. Dei tudo o que tinha hoje, mas não chegou para o que queria. Quando o dia chegar vou dar tudo, mas tudo do que tenho possibilidades de dar e vai chegar! Sem receio nenhum, posso assumir que o meu objetivo em Tóquio são as medalhas. Tenho lágrimas, não de tristeza, mas de vontade que tenho dentro de mim de ser melhor, de fazer mais e do quanto acredito que vou conseguir! Tenho zero receio de ‘falhar’, da desilusão, porque para chegar lá é preciso um coração forte, coração de quem quer. Porque quem não tenta, não sofre. Mas quem não tenta não sabe a riqueza de dar tudo de lutar por algo grande. A vontade que tenho é mais forte do que o que me pode parar! O meu foco agora é a prova mais importante do ciclo!  Oficialmente apurada para os meus quintos Jogos Olímpicos!  Obrigada a todos pelas mensagens e apoio! No fim, vamos sorrir!”

    DOCUMENTOS RELACIONADOS