Teve início este sábado o European Judo Open Men & Woman – Minsk 2017, que decorre até domingo (23 de julho), na Bielorrússia. A prova, que antecede o Campeonato do Mundo de Judo, conta com 411 Atletas em representação de 46 países. Neste primeiro dia, Portugal arrebatou 2 Medalhas de Ouro (Telma Monteiro e Maria Siderot), 1 Medalha de Bronze (Joana Diogo) e um 7º lugar (Mariana Esteves).
Portugal está presente com 18 Judocas: Joana Diogo (-48 kg), Maria Siderot (-48 kg),Lorrayna Costa (-48 kg), Leandra Freitas (-52 kg), Mariana Esteves (-52 kg), Joana Ramos(-57 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Yahima Ramirez (-78 kg), Gonçalo Mansinho (-60 kg),Sergiu Oleinic (-66 kg), João Crisóstomo (-66 kg), Jorge Fernandes (-73 kg), Luís Carmo(-73 kg), Anri Egutidze (-81 kg), João Martinho (-81 kg), Diogo Lima (-81 kg), Jorge Fonseca (-100 kg) e Célio Dias (-100 kg), que são acompanhados pelos Treinadores NacionaisGo Tsunoda e Ana Hormigo, e pelo fisioterapeuta Sérgio Morais.
Telma Monteiro (-57 kg), voltou a competir e mostrou estar preparada para o Mundial que se aproxima. A judoca lusa eliminou a alemã Ines Beischmidt por ‘ippon’ no seu primeiro combate. Na ronda seguinte precisou apenas de 25 segundos para repetir o resultado do primeiro combate – ‘ippon’ perante Sakina Zayirova, do Azerbaijão. Na semifinal, deu sequência aos bons resultados, colocando-se em vantagem com um ‘wazari’ e sentenciando o confronto com um ’ippon’ a 30 segundos do fim. Na Final da prova, mostrou a sua qualidade e superioridade perante a italiana Giulia Caggiano, terminando o combate em apenas 59 segundos com um ‘ippon’. Com estre resultado Telma Monteiro venceu a Medalha de Ouro.
Na categoria -48 kg feminina, Portugal esteve em destaque ao colocar 2 judocas no lote de finalistas:
Maria Siderot esteve imparável nas eliminatórias, vencendo as suas duas primeiras adversárias (Mara Krafy, da Áustria, e Olena Nishcheta, da Ucrânia) por ‘ippon’. Na semifinal, o combate contra a alemã Menz Katharina revelou-se mais equilibrado, verificando-se um empate no marcador ao fim dos 4 minutos de tempo regulamentar. Em ponto de ouro, a jovem portuguesa resistiu à pressão e pontuou um ‘wazari’ que lhe garantiu um lugar na final. No último e derradeiro combate voltou a conseguir um ’wazari’, controlando e gerindo o resultado até ao final dos 4 minutos. Com esta vitória, Maria Siderot subiu ao lugar mais alto do pódio para receber a Medalha de Ouro e fazer soar o hino nacional na capital bielorussa.
Joana Diogo, também na categoria -48 kg, começou por eliminar a holandesa Amber Gersjes. Na ronda seguinte, enfrentou a russa Nataliya Komova. Foram precisos 7 minutos e 39 segundos para encontrar a vencedora: a Atleta Portuguesa viu a sua adversária cometer um ‘shido’ (penalização) que lhe valeu a passagem à semifinal. Nesta fase, a jovem lusa não conseguiu superiorizar-se a Milica Nikolic, da Sérvia. Na luta pelo pódio, Joana Diogo sofreu dois ‘wazaris’, mas conseguiu inverter a tendência do combate e pontuar um ‘ippon’ que significou a conquista da Medalha de Bronze.
Ainda nas categorias femininas (-52 kg), Mariana Esteves eliminou a cazaque Aigunim Tuitekova no seu combate inaugural. Na ronda seguinte não conseguiu repetir o resultado, perdendo frente à romena Alexandra-Larisa Florian. A jovem lusa voltou ao tapete nas repescagens, mas uma desconcentração com apenas 7 segundos de combate originou a sua derrota contra a israelita Ariel Bezalel. Com este resultado, Mariana Esteves obteve um honroso 7º lugar.
Luís Carmo (-73 kg) começou a prova com uma vitória (por ‘wazari’) perante o finlandês Eetu Laamanen, mas cedeu na ronda seguinte contra o arménio Ferdinand Karapetian.
Lorrayna Costa (-48 kg), Leandra Freitas (-52 kg), Joana Ramos (-57 kg), Gonçalo Mansinho (-60 kg), Sergiu Oleinic (-66 kg), João Crisóstomo (-66 kg) e Jorge Fernandes(-73 kg) não conseguiram ultrapassar os seus primeiros adversários, abandonando a competição precocemente.
Este domingo, Yahima Ramirez (-78 kg), Anri Egutidze (-81 kg), João Martinho (-81 kg),Diogo Lima (-81 kg), Jorge Fonseca (-100 kg) e Célio Dias (-100 kg) fecham a participação portuguesa.
Os combates voltam a iniciar-se às 10h00 (- 2h00 em Lisboa), com o Bloco de Finais às 16h00.
Os Atletas que competiram este sábado regressam a Lisboa já amanhã, domingo, pelas 15h55, no voo OS 8151 (Viena-Lisboa).