Rochele Nunes medalha de prata no Tel Aviv Grand Slam 2021

Fev 20 2021

Rochele Nunes medalha de prata no Tel Aviv Grand Slam 2021

Rochele Nunes conquistou hoje a medalha de prata no derradeiro dia do Tel Aviv Grand Slam 2021. A judoca portuguesa cedeu apenas na final na categoria de +78 kg, por ippon, frente à francesa Romane Dicko, campeã da Europa.

Até ao combate final a português demonstrou um excelente momento de forma. Começou a competição por bater a atleta do cazaquistão Kamila Berlikash, por acumulação de shidos (penalizações) quando já vencia por waza-ari.

Nos quartos de final, frente à alemã Jasmin Grabowski, 22.ª do ranking mundial, Rochele Nunes, sempre muito segura, voltou a pontuar por waza-ari, logo ao primeiro minuto para, sobre os 3 minutos, assegurar o combate com um ippon.

Na luta pelas medalhas, já no acesso à final, a benfiquista, 12.ª do ranking mundial, defrontou a brasileira Maria Altheman, terceira do ranking mundial e vice-campeã mundial em 2013 e 2014. Um combate equilibrado, com a portuguesa e a brasileira a sofrerem penalizações por falta de combatividade. Ao minuto 1.48, Rochele garantiu um waza-ari, para, em cima dos dois minutos, assegurar a vitória por acumulação de shidos da adversária. A brasileira acabaria por garantir o bronze frente à russa Melissa Mojica.

No combate de final, a portuguesa, bronze nos Europeus, bronze no Grand Slam de Paris e bronze no Grande Prémio de Telavive, em 2020, foi surpreendida pela jovem francesa Romane Dicko, 21 anos, 10.ª do ranking mundial e vencedora do Masters de Doha, a abrir o combate com um waza-ari, seguido de ippon por imobilização.

Rochele Nunes: “Penso que quando fizer uma análise, da minha participação em Tel Aviv, daqui a uma horas, vou ver o dia de hoje como uma prova muito boa. É sempre bom estar no pódio e acho que precisava de competir numa final em Grand Slam. Mas o meu objetivo é sempre ouro e a maneira como fui derrotada na final me deixou muito triste, porque treino muito para ter um resultado melhor. Agora vou descansar um pouco, rever os acertos, erros e me preparar para o próximo desafio. Sinto que cada vez estou mais perto da medalha olímpica, mas, claro, preciso trabalhar cada vez mais para isso.”

Rochele Nunes alcançou assim a melhor classificação portuguesa em Tel Aviv 2021, depois de no primeiro dia, Catarina Costa (-48 kg) ter terminado no 5.º lugar, seguida de Wilsa Gomes (-57 kg) que concluiu a sua participação na 7.ª posição.

A seleção nacional presente no evento foi composta por oito atletas (cinco feminino e três masculinos): Catarina Costa (-48 kg), Maria Siderot (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg), Wilsa Gomes (-57 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), João Crisóstomo (-66 kg) e João Fernando (-73 kg), que foram acompanhados pelos Treinadores Ana Hormigo e Pedro Soares.

atualizado às 00.22 de 21/02/2021

::::::

    DOCUMENTOS RELACIONADOS