Rochele Nunes fecha o Grand Slam de Baku com a medalha de prata na sua categoria

Nov 6 2022

Rochele Nunes fecha o Grand Slam de Baku com a medalha de prata na sua categoria

Rochele Nunes conquistou a Medalha de Prata no terceiro e último dia do Grand Slam Baku 2022, que se cumpriu este domingo, 6 de novembro, na capital do Azerbaijão. Ao longo dos 3 dias da competição, entraram nos tatamis azeris, 366 Atletas (206 Masculinos e 160 Femininas) em representação de 61 Países.

O último dia do evento, contou com a presença dos judocas das categorias -78 kg e +78 kg femininas e -90 kg, -100 kg e +100 kg masculinas, com 4 Portugueses em ação:

Rochele Nunes (+78 kg) estreou-se nos quartos-de-final, contra a jovem venezuelana Amarantha Urdaneta (44ª do ranking mundial). Após um combate equilibrado, a portuguesa alcançou ‘wazari’ em período de ‘ponto de ouro’, superando a sul-americana. Na semifinal, encontrou a atual Campeã Europeia de Sub-23 e Juniores Hilal Ozturk (26ª), da Turquia. O confronto voltou a revelar-se equilibrado, chegando a período de ‘golden score’ sem alteração no marcador. Nessa fase, a atleta lusa voltou a revelar-se superior, alcançando a final da competição após ‘obrigar’ a turca a errar e a somar o seu terceiro ‘shido’. Na luta pelo Ouro, perante a servia Milica Zabic (36ª, Prata no Grand Prix Zagreb 2022), foi surpreendida ainda no primeiro minuto, ao ser projetada para ‘ippon’. Com este resultado, Rochele Nunes conquista a Medalha de Prata.

Na categoria -90 kg, Anri Egutidze começou a sua prestação na segunda ronda, onde eliminou o alemão Tim Schmidt (115º), após acumulação de ‘shidos’ do atleta germânico em período de ‘ponto de ouro’. Nos oitavos-de-final, encontrou o atual Vice-campeão Mundial Christian Parlati, de Itália. Apesar da combatividade, Anri Egutidze não conseguiu contrariar o favoritismo do transalpino e acabou por ceder, por ‘ippon’, no último minuto do confronto, terminando na 9ª posição.

Patrícia Sampaio (-78 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg) não conseguiram superar os seus primeiros adversários, Emma Reid (15ª) do Reino Unido e Zlatko Kumric (31º) da Croácia, respetivamente.

Recordamos que no primeiro dia da competição, Portugal já tinha estado presente no pódio por intermédio de Telma Monteiro (-57 kg), que alcançou a final da competição e conquistou a Medalha de Prata.

Seleção Portuguesa presente em Baku foi composta por 7 JudocasCatarina Costa (-48 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), Anri Egutidze (-90 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), que foram acompanhados pelos Treinadores Pedro Soares e Marco Morais.

Mais Informação e Fotografiashttps://www.ijf.org/competition/2311

    DOCUMENTOS RELACIONADOS