Rochele Nunes conquista o Bronze no Campeonato da Europa de Judo Lisboa 2021

Abr 18 2021

Rochele Nunes conquista o Bronze no Campeonato da Europa de Judo Lisboa 2021

Rochele Nunes conquistou a Medalha de Bronze no último dia do Campeonato da Europa de Judo – Lisboa 2021Portugal igualou a participação no Campeonato da Europa – Lisboa 2008, voltando a somar 4 Medalhas (Ouro e 3 Bronzes). O evento terminou este domingo, 18 de abril, no Altice Arena, após 3 dias de combates entre os Melhores Judocas Europeus.

O terceiro dia de competição contou com a presença de 122 Judocas, divididos pelas categorias -78 kg e +78 kg femininas e -90 kg, -100 kg e +100 kg masculinas. Durante a manhã deste domingo, Rochele Nunes conseguiu a melhor prestação dos 5 Atletas Portugueses em prova, garantindo a presença no Bloco de Finais:

A portuguesa da categoria +78 kg, superou a alemã Renee Lucht (39ª), por acumulação de ‘shidos’, e a bósnia Larisa Ceric (12ª), por ‘ippon’, no seu caminho até à semifinal. Discutiu o acesso à final com Lea Fountaine (50ª), mas não conseguiu ultrapassar a Campeã Europeia de Juniores de 2019, sofrendo duplo ‘wazari’ da jovem francesa. No seu último e derradeiro combate, perante Yelyzaveta Kalanina, 14ª do ranking. Rochele Nunes pontuou um ‘wazari’ pouco depois dos 30 segundos do encontro e imobilizou a ucraniana, alcançando o ‘ippon’ e conquistando a Medalha de Bronze.

O Campeão do Mundo Jorge Fonseca (-100 kg) começou por eliminar o grego Georgios Malliaropoulos (110º) por ‘ippon’ e o nº21 do ranking mundial, Grigori Minaskin, por acumulação de ‘shidos’. Nos quartos-de-final, não conseguiu ultrapassar Niiaz Iliasov, numa reedição da final do Campeonato do Mundo de Tóquio em 2019.  Nas repescagens, Jorge Fonseca cedeu por ‘wazari’, em período de ‘ponto de ouro’, perante o francês Alexandre Iddir (13º), terminando no 7º lugar.

Antes dos combates decisivos, realizou-se Cerimónia da Passagem da Bandeira, com o Presidente da EJU – Sergey Soloveychik, o Presidente da FPJ – Jorge Fernandes e o Presidente da Federação Búlgara – Rumen Stefanov Stoilov, que recebe o Europeu 2022.

Coletivamente, o Kosovo terminou no 1º lugar do ranking com 2 Medalhas de Ouro e 1 Medalha de Bronze conquistadas. A Turquia, que também alcançou 2 Ouros, fechou a participação na 2ª posição. A Seleção Francesa fechou o pódio, apesar de ter sido a mais medalhada, com 8 no total (1 Ouro, 3 Prata e 4 Bronze), mas com menos medalhas de ouro.

O dia terminou com 5 Novos Campeões EuropeusBeata Pacut (-78 kg) da Polónia, Kayra Sayit (+78 kg) da Turquia, Lasha Bekauri (-90 kg) da Georgia, Toma Nikiforov (-100 kg) da Bélgica e Inal Tasoev (+100 kg) da Rússia.

Medalheiro e Resultados Finais em: http://www.ippon.org/eju_sen2021.php

Recordamos que ao longo dos 3 dias, a competição reuniu os Melhores Judocas Europeus, num total de 359 Atletas (149 Femininas e  210 Masculinas) de 45 Países, incluindo Portugal com 18 Atletas. Durante os dois primeiros dias da prova, a Seleção Portuguesa somou 3 Medalhas, com destaque para Telma Monteiro, que se sagrou Campeã Europeia pela 6ª vez, conquistando a 15ª Medalha na sua 15ª participaçãoJoão Crisóstomo (-66 kg), no primeiro dia, e Bárbara Timo (-70 kg), este sábado, também subiram ao pódio para receber a Medalha de Bronze. Desta forma, Portugal igualou a melhor participação de sempre em Europeus (em número de medalhas, uma vez que em Istambul 2011 somou 1 Medalha de  Ouro e 2 de Prata), alcançada há 13 anos, também em Lisboa. No ranking da prova, a Seleção Nacional fechou o Top-10, entre os 45 Países presentes.

Declarações

Rochele Nunes – Vencedora da Medalha de Bronze

“Foi um objetivo cumprido, estou muito feliz por estar aqui. Sou eternamente grata por tudo o que me aconteceu na vida, pela primeira vez sinto-me 100% portuguesa. Hoje entendo o que é ser portuguesa, significa muito para mim esta medalha em casa. Estou muito emocionada, tenho muito orgulho por lutar por Portugal e saber que estou perto de concluir o meu objetivo. Nos últimos tempos sacrifiquei-me muito, mas está a valer tudo a pena. Hoje sabia que era muito importante estar no pódio, estou muito feliz por este lugar. É difícil chegar ao recorde da Telma, ela é imbatível em tudo, mas inspirei-me muito nela. Quero trazer muitos sucessos e orgulho para o país. Dedico esta medalha primeiro a Portugal. Ter este carinho e amor, a forma como fui recebida. Investiram em mim mesmo quando nem eu acreditava, tem valido muito a pena e por isso dedico esta Medalha a todos os Portugueses que acreditam em mim. Sabia que tinha de dar tudo e que não ia sair daqui sem a minha medalha e sem esta vitória.”

 

Jorge Fonseca – 7º Classificado

“Esta prestação foi uma grande desilusão para mim. Trabalhei bastante e queria ganhar este europeu. As coisas correram muito bem no início, no entanto, nos quartos-de-final tive um azar que me custou a derrota. Saio daqui com uma enorme frustração, queria dar uma grande alegria aos portugueses. Tive sempre o grande sonho de receber uma medalha neste pavilhão, mas infelizmente não foi possível. Tenho de levantar a cabeça e lutar pelos meus objetivos. Tinha tudo para ganhar esta competição, sou Campeão do Mundo, sentia-me bem, treinei bastante para ganhar esta competição. Perdi por pequenos erros que me custaram bem caro. Não sou de perder e culpar a arbitragem, mas infelizmente penso que hoje a arbitragem prejudicou-me. Quero refletir sobre o que aconteceu nesta competição e lutar pelos grandes objetivos que se seguem, Campeonato do Mundo e os Jogos Olímpicos. Eu só vivo de glórias, não vivo de 5º ou 7º lugares. Não é para isso que eu treino e hoje não consegui lutar pelo meu objetivo.”

 

Ana Hormigo – Treinadora da Seleção Nacional

“Foi fantástico termos fechado em beleza com o Bronze da Rochele. Sabíamos que ia ser um combate bastante complicado, porque ela já tinha perdido as últimas duas vezes com esta adversária. Foi bom termos acabado com 4 medalhas, 3 de bronze e 1 de ouro. Sinceramente, a nossa expectativa era mais elevada, pois sabíamos que podíamos dar muito mais. Sabemos que o último dia é sempre forte e que podíamos superar a marca de 2008. Só tenho pena de termos igualado e não superado os resultados de 2008. Qualquer um dos atletas que entrou hoje na competição podia ganhar uma medalha. Estamos muito felizes com os resultados, mas um atleta de alta competição quer sempre mais. Agora é preparar o campeonato do mundo e os Jogos Olímpicos que será a prova de fogo deste ano. Este europeu foi importante para afinar alguns pormenores, e em casa foi extraordinário, acabámos em beleza, foi muito bom. Relativamente à seleção feminina, sabíamos que tínhamos uma equipa de ouro, mas também sabíamos que algumas delas vinham de lesão, inclusive a Telma, mas estávamos à espera de que elas se superassem aqui. A Bárbara Timo acabou por levar o bronze, mesmo tendo saído lesionada desse combate, vamos ver, mas em princípio não será nada de grave. A Patrícia foi mais o susto, não teve nada a ver com a lesão anterior, mas foi muito importante ela ter entrado e hoje podia ter ganho uma medalha, não aconteceu, mas eu sei que ela vai superar e vai surpreender ainda mais.”

 

Pedro Soares – Treinador da Seleção Nacional

“No último combate do Jorge, houve uma situação de difícil análise. Na minha opinião não é ‘wazari’, embora não concorde com a decisão da arbitragem, vou ter de respeitar. No entanto, acho que não é isso que determina o 7º Lugar do Jorge. Os combates da categoria de peso dele têm muita competitividade, tinham aqui atletas que muito provavelmente irão subir ao pódio nos Jogos Olímpicos. A categoria dele é dominada por atletas europeus, faltava aqui o japonês [Aaron Wolf] e o coreano [Guham Cho] para serem os Jogos Olímpicos. Houve uma reedição da final do Campeonato do Mundo, só por aí podemos verificar a qualidade deste europeu. Infelizmente, o Jorge fez um ataque fora de tempo que foi aproveitado pelo adversário. Acabou por ceder à ansiedade e sair derrotado desse combate. Relativamente à Seleção Masculina, é muito positivo o resultado do João Crisóstomo. Analisando o atleta, é o melhor resultado da carreira e está de parabéns, mas se formos analisar a prestação da Seleção Masculina temos de admitir que ficámos um pouco aquém das expectativas. Tivemos um 5º lugar do Anri Egutidze, que apesar de ter feito uma prova muito boa, com um sorteio duríssimo, venceu o campeão do mundo e o campeão olímpico, mas mesmo assim não chegou à medalha. O Jorge Fonseca ficou em 7º, que é um bocadinho ainda mais aquém do que era esperado. Penso que uma medalha nos masculinos, com a qualidade que temos na nossa seleção, não era o resultado que queríamos num europeu em casa. Relativamente aos atletas jovens e que não têm experiência, não podemos pedir muito mais do que o que apresentaram. Conseguiram aproveitar bem esta experiência num Campeonato da Europa de Seniores. Temos ainda dois atletas, o Rodrigo Lopes e o João Crisóstomo, que caso vençam medalhas nas provas que faltam, o Grand Slam de Kazan e Campeonato do Mundo, podem ainda qualificar-se para os Jogos Olímpicos. Enquanto for matematicamente possível, vamos acreditar.”

 

(Foto Carlos Alberto Matos)

    DOCUMENTOS RELACIONADOS