Raquel Brito conquista o Bronze no Europeu de Sub23 no dia em que se celebra o Dia Mundial do Judo

Out 28 2022

Raquel Brito conquista o Bronze no Europeu de Sub23 no dia em que se celebra o Dia Mundial do Judo

Raquel Brito conquistou a Medalha de Bronze no primeiro dia do Campeonato da Europa de Judo Sub-23 – Sarajevo 2022, que se cumpriu esta sexta-feira, 28 de outubro. A capital da Bósnia e Herzegovina recebe até este domingo, 30 de outubro, 300 Atletas (125 Femininas e 175 Masculinos) em representação de 40 Países.

O dia inaugural da competição foi dedicado às categorias -48 kg, -52 kg, -57 kg e -63 kg femininas e -60 kg, -66 kg e -73 kg masculinas, com 2 Judocas Lusas em ação:

Raquel Brito (-48 kg) estreou-se com uma vitória na primeira ronda, sobre a turca Cagla Serdar, com um ‘wazari’ pontuado em período de ‘ponto de ouro’. A eliminatória seguinte, perante a polaca Paulina Szlachta (que já conta com 4 medalhas em Taças da Europa de seniores), voltou a ser marcada pelo equilíbrio, com a atleta lusa novamente a pontuar ‘wazari’ em período de ‘golden score’. Nos quartos-de-final, encontrou Jente Verstraeten (que em maio, em Sarajevo, venceu o Bronze na Taça da Europa de Seniores). A belga adiantou-se no marcador por ‘wazari’, mas a 31 segundos do final, foi advertida com o terceiro ‘shido’ (sendo a 4ª vitória lusa em 4 combates entre ambas). Na semifinal, enfrentou a azeri Konul Aliyeva (Vice-campeã do Festival Olímpico da Juventude Europeia 2022) e assistiu-se a um confronto bastante equilibrado, com o marcador a terminar empatado no final do tempo regulamentar. Após cerca de 9 minutos de período de ‘ponto de ouro’, com ambas as atletas desgastadas, a judoca do Azerbaijão conseguiu pontuar ‘wazari’. A portuguesa recuperou e conseguiu superiorizar-se no seu último e derradeiro combate, contra a espanhola Eva Perez Soler, pontuando dois ‘wazari’ no último minuto. Com este resultado, Raquel Brito conquista a Medalha de Bronze.

Na categoria -57 kg, Ana Agulhas começou a sua prestação na primeira ronda, onde eliminou a georgiana Nino Loladze, por ‘wazari’. Nos oitavos-de-final, encontrou a italiana Carlotta Avanzato (vencedora da Taça da Europa de Juniores – Coimbra 2022). Após um confronto equilibrado, o marcador só desbloqueou em período de ‘golden score’, a favor da transalpina, após acumulação de ‘shidos’ de Ana Agulhas, que termina na 9ª posição.

Recordamos que a Seleção Portuguesa Sub-23 é composta por 4 JudocasRaquel Brito (-48 kg), Ana Agulhas (-57 kg), Carolina Paiva (-70 kg) e Manuel Rodrigues (-81 kg), que são acompanhados pela Treinadora Joana Ramos.

A competição individual do Campeonato da Europa de Judo Sub-23 – Sarajevo 2022 termina este sábado, 29 de outubro, com as restantes categorias de peso a entrar nos tatamis bósnios (-70 kg, -78 kg e +78 kg femininas e -81 kg, -90 kg, -100 kg e +100 kg masculinas). Carolina Paiva e Manuel Rodrigues são os atletas que encerram a participação portuguesa no segundo dia de combates. As eliminatórias têm início marcado para as 10h30 locais (09h30 em Portugal Continental).

Mais Informação:  https://www.eju.net/event/european-judo-championships-u23-sarajevo-2022/224066/

Declarações Raquel Brito:
“Foi um dia bonito, duro mas bonito! Estou muito feliz com esta conquista, somar a 3° medalha num total de 3 escalões. Foi um dia difícil onde foi precisa muita vontade e superação. Acordei a sentir o sabor da medalha, não foi a que queria mas dei tudo o que tinha e no final do dia estou muito feliz com a minha prestação. Senti-me bem ao longo do dia, apesar de terem sido combates duros consegui recuperar e focar-me combate a combate e no final tudo culminou numa medalha. Esta tem um sabor especial porque hoje é o dia mundial do judo que para mim irá sempre ficar marcado com esta medalha. Quero apenas desejar um Feliz Dia Mundial do Judo!!”

    DOCUMENTOS RELACIONADOS