Portugueses terminam em 9º lugar no Grand Slam de Kazan 2021 

Mai 6 2021

Portugueses terminam em 9º lugar no Grand Slam de Kazan 2021 

O primeiro dia do Grand Slam de Kazan 2021 cumpriu-se esta quarta-feira, 5 de maio, com 4 Portugueses nos tatamis russos. A Rússia recebe 408 Atletas (164 Femininas e 244 Masculinos) em representação de 79 Países, até esta sexta-feira, 7 de maio.

Recordamos que esta prova se trata do último Grand Slam antes do Campeonato do Mundo e dos Jogos Olímpicos, representando, para muitos atletas, uma das últimas oportunidades de marcar presença em Tóquio e cumprir o sonho olímpico.

Neste dia inaugural, estiveram em ação 4 Judocas Lusos:

Maria Siderot (-48 kg) estreou-se a vencer contra a jovem cazaque Akmaral Nauatbek, 57ª do ranking, após um combate equilibrado decidido nos últimos segundos após uma técnica de imobilização que valeu o ‘ippon’ à portuguesa. Nos oitavos-de-final, perante a Campeã Europeia de 2020 – Shirine Boukli, a portuguesa mostrou-se à altura do desafio, mas sofreu um ‘wazari’ da francesa nº 9 do mundo, e não conseguiu inverter o marcador até ao fim dos 4 minutos. Com este resultado, Maria Siderot termina no 9º lugar.

Na categoria – 52 kg, Joana Ramos eliminou a jovem turca Irem Korkmaz (38ª), por ‘ippon’ no seu primeiro confronto. Na fase seguinte, defrontou a 13ª classificada do ranking mundial, Evelyne Tschopp. Após um combate equilibrado, que chegou ao fim dos 4 minutos regulamentares empatado a um ‘wazari’ para cada lado, foi a suíça a conseguir superiorizar-se no ‘golden score’. Joana Ramos termina assim a sua prestação na 9ª posição.

Rodrigo Lopes (-60 kg) somou uma vitória no combate inaugural, eliminado o 58º do ranking – Shahboz Saidaburorov, do Tajiquistão, por acumulação de ‘shidos’ já no período de ‘ponto de ouro’. Nos oitavos-de-final, enfrentou o nº12 do mundo, Lukhumi Chkhvimiani. Apesar do esforço, o jovem luso não conseguiu evitar o ‘ippon’ do atleta georgiano, pontuado aos 2 minutos do combate, terminando no 9º lugar.

Nos -66 kg, João Crisóstomo começou a sua prestação com um triunfo na segunda ronda, onde derrotou o búlgaro Bozhidar Temelkov (52º) por acumulação de ‘shidos’, em período de ‘golden score’. O judoca português cedeu nos ‘oitavos’, contra o russo Yakub Shamilov, 18º do ranking mundial. Perto dos 2 minutos do combate, João Crisóstomo foi surpreendido pelo atleta da casa, sofrendo o ‘ippon’ e concluindo a sua caminhada na 9ª posição.

Como a Seleção Nacional presente no evento é composta pelos 4 Atletas (acompanhados pela Treinadora Ana Hormigo) que competiram esta quarta-feira, a participação portuguesa na prova terminou.

    DOCUMENTOS RELACIONADOS