Patrícia Sampaio de ouro e Rochele Nunes conquista prata no último dia do Grand Prix Portugal

Jan 30 2023

Patrícia Sampaio de ouro e Rochele Nunes conquista prata no último dia do Grand Prix Portugal

Patrícia Sampaio conquistou a Medalha de Ouro e Rochele Nunes a Medalha de Prata, no último dia do Grand Prix Portugal 2022. Portugal termina a competição com 3 Medalhas conquistadas (2 Ouros e 1 Prata), garantindo o 2º lugar no ranking, entre os 81 países presentes. O evento terminou este domingo, 29 de janeiro, após 3 dias de combates entre os Melhores Judocas do Mundo nos tatamis do Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada.

O terceiro dia de combates contou com a presença de 163 Atletas, divididos pelas categorias -78 kg e +78 kg femininas e -90 kg, -100 kg e +100 kg masculinas, incluindo 10 Portugueses:

Patrícia Sampaio (-78 kg) estreou-se com uma vitória sobre a espanhola Lúcia Pérez Gomez (97ª do ranking mundial), dominando com dois ‘wazaris’ pontuados em pouco mais de um minuto. Na ronda seguinte, enfrentou a croata Petrunjela Pavic (63ª, atual Campeã Europeia Sub-23). Aos 32 segundos, a portuguesa foi surpreendida e cedeu ‘wazari’, mas conseguiu igualar a partida menos de um minuto depois e confirmou a vitória ao pontuar novo ‘wazari’. Nos quartos-de-final, contra a sul-coreana Hyunji Yoon (19ª, Medalha de Ouro no Grand Prix Portugal 2022), assistiu-se a um confronto equilibrado. Ainda assim, a atleta lusa conseguiu superiorizar-se e obrigou a asiática a errar e a somar o terceiro ‘shido’. Discutiu o acesso à final com outra atleta sul-coreana – Jeongyun Lee (17ª, atual Vice-campeã Asiática). Embalada pelo apoio do público de Almada, Patrícia foi crescendo e acabou por pontuar ‘wazari’, gerindo a vantagem até ao final do tempo regulamentar. No seu último e derradeiro combate, perante a ucraniana Yelyzaveta Lytvynenko (20ª, atual Campeã Europeia de Juniores e Bronze no Mundial de Seniores 2022), a portuguesa voltou a assumir o encontro, sempre a atacar, obrigando a adversária a somar penalizações, o que lhe garantiu o triunfo a 20 segundos do fim do tempo regulamentar. Com este resultado, Patrícia Sampaio conquista a Medalha de Ouro.

Na categoria +78 kg, Rochele Nunes começou a sua prestação nos oitavos-de-final, onde enfrentou a brasileira Giovanna Santos (140ª). Após um combate equilibrado, a portuguesa pontuou ‘ippon’ a 20 segundos do fim. Nos quartos-de-final, dominou o confronto com a francesa Valentine Marchand (85ª), mas não conseguiu traduzir a superioridade em pontos. Rochele acabou por seguir em frente na prova após acumulação de ‘shidos’ da judoca gaulesa. Voltou a dominar o encontro seguinte, garantindo a presença na final, contra a cazaque Kamila Berlikash (15ª), que cedeu por acumulação de ‘shidos’. Na luta pelo Ouro, enfrentou a vencedora da última edição da prova, Hayun Kim (8ª do ranking), da Coreia do Sul. Após os minutos iniciais marcados pelo equilíbrio, a portuguesa conseguiu projetar e pontuar ‘wazari’, mas na sequência, a asiática contra-atacou e alcançou o ‘ippon’ por imobilização. Com este resultado, Rochele Nunes conquista a Medalha de Prata.

No regresso às competições internacionais (onde não competia desde 2017), Célio Dias (-100 kg) estreou-se com uma vitória sobre o britânico Harry Lovell-Hewitt (103º), dominando com dois ‘wazaris’ pontuados em cerca de dois minutos. Na ronda seguinte, perante Shermukhammad Jandreev (55º), do Uzbequistão, o português voltou a demonstrar o seu bom momento de forma, conseguindo adiantar-se no marcador por ‘wazari’. O judoca uzbeque ainda conseguiu igualar a partida, mas o olímpico luso confirmou o segundo triunfo com novo ‘wazari’. Nos oitavos-de-final, encontrou Bojan Dosen (36º). Após um combate bastante equilibrado, o sérvio pontuou ‘wazari’ nos últimos 20 segundos, resultado que permaneceu até final. Desta forma, Célio Dias alcança um honroso 9º lugar.

Recordamos que nas eliminatórias desta manhã, Carolina Paiva (-78 kg), Beatriz Moreira (-78 kg), Ricardo Serrão (-90 kg), Diogo Brites (-100 kg), Guilherme Silva (-100 kg), Ailton Cardoso (-100 kg) e Vasco Rompão (+100 kg) não conseguiram ultrapassar os seus primeiros adversários.

Coletivamente, a Coreia do Sul garantiu no 1º lugar do ranking com 4 Medalhas de Ouro, 1 de Prata e 1 de Bronze conquistadas. Conforme referido acima, com as 2 Medalhas conquistadas este domingo, Portugal assegurou o 2º lugar do ranking, totalizando 3 Medalhas (2 Ouros e 1 Prata, além do 5º lugar de Catarina Costa no dia inaugural). O Uzbequistão, com 2 Medalhas de Ouro, fechou o pódio, ocupando o 3º lugar entre os 41 Países presentes, com 2 Medalhas de Ouro e 2 de Bronze.

Além de Patrícia Sampaio, Hayun Kim (+78 kg) da Coreia do Sul (repetiu o Ouro de 2022), Ivaylo Ivanov (-90 kg) da Bulgária, Ilia Sulamanidze (-90 kg) da Geórgia e Minjong Kim (+100 kg) da Coreia do Sul (que também repete o Ouro de 2022) conquistaram as últimas Medalhas de Ouro da prova.

Medalheiro e Resultados em: http://www.ippon.org/gp_por2023.php

A primeira etapa do Circuito Mundial de Judo 2023, reuniu 544 Atletas (227 Femininos e 317 Masculinos) de 81 Países. A Seleção Portuguesa foi composta por 39 Atletas (17 Femininas e 22 Masculinos): Catarina Costa (-48 kg) , Raquel Brito (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg), Maria Siderot (-52 kg), Mariana Máximo (-52 kg), Catarina Silva (-52 kg), Teresa Trindade (-57 kg), Ana Agulhas (-57 kg), Raquel Brás (-57 kg), Bárbara Timo (-63 kg), Wilsa Gomes (-63 kg), Joana Crisóstomo (-70 kg), Tais Pina (-70 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg), Carolina Paiva (-78 kg), Beatriz Moreira (-78 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), Ricardo Pires (-60 kg), Miguel Pisco (-60 kg), Emerson Silva (-60 kg), Miguel Gago (-66 kg), Bernardo T. Fernandes (-66 kg), Nuno Martins (-66 kg), Bruno Bento (-66 kg), João Crisóstomo (-73 kg), Otari Kvantidze (-73 kg), Saba Danelia (-73 kg), Lucas Bernardo (-73 kg), Anri Egutidze (-81 kg), João Fernando (-81 kg), Manuel Rodrigues (-81 kg), Diogo Rangel (-81 kg), Ricardo Serrão (-90 kg), Diogo Brites (-100 kg), Célio Dias (-100 kg), Guilherme Silva (-100 kg), Ailton Cardoso (-100 kg) e Vasco Rompão (+100 kg), que foram acompanhados pelos Treinadores Pedro Soares e Marco Morais.

Alguns dos Melhores Judocas do Mundo, nomeadamente 320 Atletas de 24 Países, vão permanecer em Portugal, onde vai decorrer um Estágio Internacional, entre esta segunda-feira, 30 de janeiro, e quarta-feira, 1 de fevereiro, também em Almada. A maioria dos atletas presentes vai preparar a participação no Grand Slam de Paris (que se cumpre nos dias 4 e 5 de fevereiro).

Esta segunda-feira, 30 de janeiro, a ação continua no Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada com a realização do IBSA Grand Prix Portugal 2023. Portugal recebe, pela primeira vez, a prova do circuito mundial da IBSA (International Blind Sports Association) que reúne os Melhores Judocas Cegos e Baixa Visão do Mundo, num total de 102 Judocas (69 Masculinos e 33 Femininas) em representação de 27 Países, incluindo os 3 PortuguesesMiguel Vieira (-60 kg J1), Nuno Rocha (-73 kg J2) e Rúben Gonçalves (-73 kg J2). O primeiro dia da competição é dedicado às categorias J1 -48kg, J2 -48kg e J2 -57 kg femininas e -60kg J1, -73kg J1, -60kg J2 e -73kg J2 Os 3 Atletas Lusos combatem neste dia inaugural. As eliminatórias estão previstas para as 12h00.

Declarações

Patrícia Sampaio – Medalha de Ouro

“Esta medalha é uma ótima forma de começar o ano. É o resultado de muito trabalho e treino, com a ajuda de estágios internacionais que tive a oportunidade de fazer no final do ano. Começar o ano em casa, com a medalha de ouro, com todas as pessoas a cantar o hino comigo, foi perfeito.”

Rochele Nunes – Medalha de Prata

“Senti o ouro nas minhas mãos, é difícil perder assim, mas tenho de estar orgulhosa do meu percurso, tenho alcançado resultados muito bons. Às vezes vou um pouco abaixo, é algo que estou a melhorar, mas é porque queria mais. O apoio que recebi das bancadas foi a melhor parte do dia, é isso que eu vou levar comigo, mais do que a medalha.”

Pedro Soares – Treinador da Seleção Nacional

“Foi uma competição muito positiva, com retorno para o país, muitos países e atletas presentes e muitos judocas fortes. Esta prova acontece uma semana antes do Grand Slam de Paris e quando alguns poderiam pensar que seria uma prova de segunda linha, veio-se a provar o contrário, com o nível altíssimo a que temos assistido, quer em quantidade como em qualidade. Em relação à prestação dos nossos atletas, mesmo sem dois dos melhores, conseguimos lutar por medalhas e acabamos com 3 conquistadas. Quero também realçar a prestação dos nossos atletas mais jovens que conseguiram vencer combates. Isto é um Grand Prix, eles tinham aspirações limitadas, mas conseguiram dar uma boa imagem, que é também o papel do país anfitrião. No geral, penso que é um Grand Prix muito positivo.”

 

Célio Dias – Judoca da Seleção Nacional

“Não me senti nervoso. Estava muito feliz e orgulhoso por estar a lutar contra os melhores, é para isso que treino. Nunca tive receio de nenhum adversário, a competição não me assusta. No último combate não consegui seguir a estratégia que defini com o meu treinador, foi um confronto muito físico. Quero dedicar as duas vitórias ao meu clube e mostrar aos mais novos que não devem desistir dos seus sonhos. Não era para estar aqui, por isso, tudo o que aconteceu é um bónus.”

 

NOTAS:

1) Fotografias: https://www.ijf.org/competition/2437/photos

2) Resultados e mais informação: https://live.ijf.org/gp_por2023

 

    DOCUMENTOS RELACIONADOS