Noel Gonçalves conquista a medalha de ouro nos Special Olympics

Mar 21 2019

Noel Gonçalves conquista a medalha de ouro nos Special Olympics

Em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, realizaram-se os Special Olympics World Games, nestes que são os Jogos Olímpicos para atletas com deficiência intelectual, e foi feita história, dando as boas-vindas a um recorde de 200 nações.

No judo, Noel Gonçalves realizou um feito inédito conquistando a medalha de ouro. No primeiro combate, começou por vencer ao atleta Marcin Liszcz da Polónia, depois ao judoca Clement Collon do Mónaco e ainda ao atleta Dekel Bar Nir de Israel.

“Foi uma competição de sonho fruto de um trabalho árduo de muitos anos de empenho e dedicação à modalidade, desde o primeiro dia em que se envolveu no Judo” referiu o seu treinador Abel Louro, destacando “o apoio inegável dos seus pais, que sempre o apoiaram e incentivaram em acreditar e tentar ir o mais longe possível.”

O atleta albicastrense foi um dos primeiros elementos do Projeto “Incluir, Igualar e Aperfeiçoar Judo para Todos!” do clube Escola de Judo Ana Hormigo, da ex-atleta olímpica, em parceira com a APPACDM de Castelo Branco, integrado no Programa Nacional de Desporto Para Todos do IPDJ.

Mas em Abu Dhabi Noel Gonçalves não foi o único que se destacou, Rita Almeida conquistou a medalha de bronze, reflexo da sua paixão e compromisso sempre que sobe ao tapete.

Ambos escrevem assim uma página histórica no judo nacional e no movimento olímpico.

A próxima edição será realizada daqui a 4 anos em Berlim na Alemanha.

    DOCUMENTOS RELACIONADOS