Terminou este domingo, dia 25 de fevereiro, o Grand Slam de Dusseldorf 2018, com os dois últimos Judocas Lusos – Jorge Fonseca (-100 kg) e Yahima Ramirez (-78 kg) – a entrarem nos tatamis alemães.
Jorge Fonseca (-100 kg) estreou-se com uma vitória perante o romeno Ionut Vasian, num combate dominado pelo português, pontuando um wazari antes do ippon final. Voltou a vencer contra o italiano Giuliano Loporchio, precisando de apenas 13 segundos para marcar o ippon vitorioso. Nos quartos-de-final não conseguiu ultrapassar o russo Niiaz Bilalov, que pontuou um wazari e geriu o combate até ao fim dos 4 minutos regulamentares. O Judoca Luso reencontrou o caminho dos triunfos na repescagem, onde eliminou o ucraniano Anton Savytskiy, por ippon aos 2 minutos. No Bloco de Finais, o belga Toma Nikiforov era o único obstáculo entre Jorge Fonseca e o pódio. Quando relógio marcou o primeiro minuto do combate, o belga, nº8 mundial, tentou uma investida que foi contra-atacada pelo Atleta Português, vencendo o combate por ippon e conquistando a Medalha de Bronze.
Nos -78 kg femininos, Yahima Ramirez não conseguiu superar a primeira adversária e atleta da casa – Anna Maria Wagner – sofrendo um ippon a 48 segundos do final do combate.
Recordamos que no segundo dia da competição, Anri Egutidze ficou à beira do pódio – 5º lugar – depois de eliminar o nº3 Mundial Alan Khbetsov.
O ISS Dome recebeu o segundo Grand Slam da época com a presença de 440 Atletas (270 masculinos e 170 femininos) em representação de 65 Países.
A Seleção Portuguesa esteve presente com 6 Judocas: Mariana Esteves (-52 kg) e Yahima Ramirez (-78 kg) no feminino eJoão Abreu (-60 kg), Sergiu Oleinic (-66 kg), Anri Egutidze (-81 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg) no masculino.