Duas Medalhas para Portugal: Catarina Costa conquista Prata e Gonçalo Mansinho o Bronze – Grand Prix Agadir 2018

Mar 9 2018

Duas Medalhas para Portugal: Catarina Costa conquista Prata e Gonçalo Mansinho o Bronze – Grand Prix Agadir 2018

O primeiro dia do Grand Prix de Agadir 2018 cumpriu-se esta sexta-feira, dia 9 de março, com a presença de 5 Judocas Lusosnos tatamis marroquinos e a conquista de Duas Medalhas para Portugal. A competição decorre no Sports Hall Al Inbiaat atédia 11, domingo, recebendo 241 Atletas (139 masculinos e 102 femininas) em representação de 38 Países.

Catarina Costa (-48 kg) estreou-se com uma vitória no combate inaugural contra Aziza Nazarova, do Turquestão, por ippon. Somou um novo triunfo perante a belga Anee Sophie Jura com um ippon já dentro do último minuto do combate. Nos quartos-de-final, deu continuidade à sequência de vitórias, depois da sua adversária, a israelita Shira Rishony (Medalha de Bronze no Grand Slam de Baku em 2017), somar 3 shidos (penalizações) que resultaram no respetivo ippon para a atleta nacional. Catarina alcançou a sua quarta vitória ao derrotar a alemã Katharina Menz, por wazari, na semifinal da prova. A Judoca Lusa cedeu apenas na final contra a Vice-Campeã do Masters 2017 – Irina Dolgova da Rússia, que pontuou um wazari, resultado que se manteve inalterado até ao final dos 4 minutos regulamentares. Com esta prestação, Catarina Costa dá seguimento aos bons resultados, depois da Medalha de Bronze no European Open de Odivelas, conquista em Marrocos a Medalha de Prata.

Nos -60 kg masculinos, Gonçalo Mansinho eliminou os seus dois primeiros adversários, Alexandre Dibartolo do Canadá por ippon e o australiano Joshua Kartz com um wazari somado em período de ‘ponto de ouro’. O Atleta Português cedeu nos quartos de final contra o atleta da casa Yassine Moudatir, num combate em que esteve a vencer por wazari, sofrendo o ippon do marroquino perto do fim. Reencontrou o caminho vitorioso na repescagem, num confronto equilibrado com o marroquino Mohamed Jafy, decidido em ‘ponto de ouro’ com o terceiro shido para o judoca da casa. No seu último e derradeiro combate, Gonçalo Mansinho conseguiu o ippon perto dos 3 minutos, derrotando o alemão Moritz Plafky e conquistando a Medalha de Bronze.

Sergiu Oleinic (-66 kg) somou duas vitórias nos primeiros combates, eliminando o alemão Manuel Scheibel (por wazari) e o belga Kenneth Van Gansbeke (por ippon). Na semifinal não conseguiu ultrapassar o cazaque Yerlan Serikzhanov, sofrendo um ippon, por submissão, perto do primeiro minuto do combate. Na luta pelo Bronze, Oleinic dominou, mas sofreu um wazari e mesmo com o francês Daniel Jean perto da derrota (2 shidos), não conseguiu inverter o marcador. Com este resultado, Sergiu Oleinic termina num honroso 5º lugar.

Lorrayna Costa (-48 kg) e Mariana Esteves (-52 kg) não conseguiram superar as suas primeiras adversárias (Noa Minsker de Israel e Zineb Beddah de Marrocos, respetivamente).

Portugal está presente com 12 Judocas: Catarina Costa (-48 kg), Lorrayna Costa (-48 kg), Mariana Esteves (-52 kg) eYahima Ramirez (-78 kg) no feminino e Gonçalo Mansinho (-60 kg), Sergiu Oleinic (-66 kg), Nuno Saraiva (-73 kg),Antoine Massart (-73 kg), Anri Egutidze (-81 kg), Tiago Rodrigues (-90 kg), João Martinho (-90 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg) no masculino.

Os combates prosseguem este sábado às 10h00, com 3 Atletas Lusos nos tapetes – Nuno Saraiva (-73 kg), Antoine Massart(-73 kg) e Anri Egutidze (-81 kg).

DOCUMENTOS RELACIONADOS


PRESS RELEASE RELACIONADOS