Dia Mundial do Judo e 57 anos da FPJ

Out 29 2016

Dia Mundial do Judo e 57 anos da FPJ

Dia 28 de outubro é uma data histórica para o Judo Nacional e Internacional. Neste dia, há 57 anos, foi fundada a Federação Portuguesa de Judo (FPJ). Desde 2010, a Federação Internacional de Judo (FIJ) escolheu também esta data para assinalar o Dia Mundial do Judo por ser o aniversário do nascimento de Jigoro Kano – Fundador da modalidade.

Celebrado desde 2010 por iniciativa da FIJ, o Dia Mundial do Judo é dedicado aos Treinadores, Judocas, Fãs e a todos os apaixonados pela modalidade. Este ano o Dia decorreu sob o tema “Judo para o Mundo”.

A FPJ celebrou a data com duas presenças na televisão. De manhã, os judocas visitaram a CMTV com uma demonstração da modalidade feita pelos atletas Miguel Vieira e Nuno Ferreira, acompanhados pelo Treinador Nacional de Judo Paralímpico e Adaptado Jerónimo Ferreira. De tarde, uma equipa de atletas liderada pelo Nuno Delgado passou pelo programa “Agora Nós” da RTP1.

Em Portugal, o desenvolvimento do Judo tem início nos anos 50 com a chegada do Mestre japonês Kiyoshi Kobayashi  – considerado o “pai” do Judo no nosso país. Em 28 de outubro de 1959, nasceu a Federação Portuguesa de Judo, sendo as funções federativas entregues, na fase inicial, ao Judo Clube de Portugal, que é o sócio fundador da FPJ. Atualmente a FPJ é composta por 19 Associações e cerca de 12000 praticantes da modalidade, distribuídos por mais de 270 clubes a nível nacional.

 


PRESS RELEASE RELACIONADOS