Catarina Costa sagra-se Vice Campeã da Europa

Abr 30 2022

Catarina Costa sagra-se Vice Campeã da Europa

Catarina Costa conquistou a Medalha de Prata no primeiro dia do Campeonato da Europa de Judo – Sófia 2022. A competição, que se cumpre entre os dias 29 de abril e 1 de maio na capital búlgara, conta com a presença dos Melhores Judocas Europeus, num total de 361 Atletas (207 masculinos e 154 femininas) em representação de 40 Países, entre os quais 11 Judocas Portugueses.

No dia inaugural da prova rainha do calendário Europeu de Judo, os tatamis búlgaros receberam 5 Judocas Portugueses:

Catarina Costa (-48 kg) iniciou a sua prestação na segunda ronda, onde eliminou a Vice-Campeã Europeia sub-23 – Ramila Aliyeva, após acumulação de ‘shidos’ da atleta azeri. Nos quartos-de-final, o encontro com a italiana Assunta Scutto (15ª do ranking mundial e Campeã Mundial de Juniores) revelou-se bastante equilibrado, com o marcado a permanecer inalterado até ao período de ‘ponto de ouro’. Nessa altura, disputaram-se mais 3 minutos e 35 segundos até que Catarina Costa conseguiu projetar a italiana e pontuar ‘ippon’. A portuguesa conseguiu o apuramento para a final europeia ao superar a experiente judoca israelita Shira Rishony (nº8 do mundo), numa semifinal onde pontuou ‘wazari’ e conseguiu defender a vantagem até ao final dos 4 minutos. No seu último e derradeiro combate, encontrou a francesa Shirine Boukli, nº2 do ranking mundial, que procurava recuperar o título europeu conquistado em 2020. O confronto foi bastante equilibrado, com ataques de ambas as atletas, mas foi a gaulesa a primeira a pontuar, já dentro do último minuto do tempo regulamentar. Apesar da tentativa de virar o marcado por parte da portuguesa, este manteve-se inalterado. Com este resultado, Catarina Costa conquista a Medalha de Prata e sagra-se Vice-Campeã Europeia.

Na categoria -52 kg, Joana Diogo estreou-se com um triunfo, eliminando a jovem italiana Martina Castagnola (Bronze no Campeonato da Europa Sub-23) por ‘ippon’. Nos Oitavos-de-final encontrou a nº1 do mundo, Amandine Buchard. Apesar do favoritismo da francesa, que defendia o título de Campeã Europeia, o confronto revelou-se equilibrado. A apenas 22 segundos do fim, apesar do esforço da atleta lusa, a francesa conseguiu vantagem por ‘wazari’, que prevaleceu até final. Joana Diogo alcança assim a 9ª posição na competição.

Francisco Mendes (-60 kg) somou uma vitória no seu combate inaugural, eliminando o britânico Samuel Hall (29º) por ‘ippon’. Na ronda seguinte, contra o ucraniano Artem Lesiuk (nº6 do ranking mundial), foi eliminado aos 30 segundos por decisão do árbitro, por alegadamente ter ceifado a perna de apoio do adversário. Com este resultado, Francisco Mendes alcançou o 9º lugar.

A Campeã Europeia Telma Monteiro começou a defesa do seu título na segunda ronda, onde encontrou a alemã Pauline Starke (35ª do ranking). Após cerca de um minuto e 34 segundos de combate, a judoca germânica surpreendeu a portuguesa, alcançando ‘ippon’. Desta forma, Telma Monteiro terminou a sua prestação no 9º lugar, ficando pela primeira vez fora do pódio, após 16 participações em Campeonatos da Europa.

Na categoria -60 kg, Rodrigo Lopes não conseguiu superar o seu primeiro adversário, Tornike Tsjakadoea (14º), dos Países Baixos.

Seleção Portuguesa presente no evento é composta por 11 Atletas: Catarina Costa (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Bárbara Timo (-63 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), Francisco Mendes (-60 kg), João Crisóstomo (-73 kg), João Fernando (-81 kg), Anri Egutidze (-90 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), que são acompanhados pelos Treinadores Pedro Soares e Ana Hormigo.

Os combates recomeçam este sábado, 30 de abril, dia dedicado às categorias -63 kg e -70 kg femininas e -73 kg e -81 kg masculinas. Bárbara Timo, João Crisóstomo e João Fernando são os 3 representantes portugueses em ação no segundo dia. As eliminatórias têm início marcado para as 09h30 locais (07h30 em Portugal Continental).

Mais Informação: https://www.eju.net/event/european-judo-championships-sofia-2022

Fotografias: https://www.eju.net/gallery/european-judo-championships-sofia-2022/228824/

    DOCUMENTOS RELACIONADOS