Bárbara Timo de prata e Rochele Nunes de bronze em Abu Dhabi

Out 23 2022

Bárbara Timo de prata e Rochele Nunes de bronze em Abu Dhabi

Bárbara Timo conquistou a Medalha de Prata no segundo dia do Grand Slam Abu Dhabi 2022 que se cumpriu este sábado, 22 de outubro. A capital dos Emirados Árabes Unidos recebe os Melhores Judocas do Mundo, reunindo um total de 414 Atletas (239 Masculinos e 175 Femininas) em representação de 65 Países.

No segundo dia de combates, entraram nos tatamis de Abu Dhabi os Atletas das categorias -63 kg e -70 kg femininas e -73 kg e -81 kg masculinas, incluindo 1 Judoca Lusa:

Bárbara Timo (-63 kg) começou a sua prestação na primeira ronda, onde eliminou a jovem colombiana Cindy Mera (66ª do ranking mundial), por ‘wazari’. Na eliminatória seguinte, enfrentou a Vice-campeã Europeia Laura Fazliu (33ª). Após um combate equilibrado, a atleta do Kosovo cedeu nos últimos 30 segundos, acumulando o terceiro ‘shido’. Encontrou a australiana Katharina Haecker (13ª, atual Campeã Panamericana) nos quartos-de-final. Após 4 minutos de tempo regulamentar, foram precisos mais 3 minutos e 35 segundos de ‘golden score’ para alterar o marcador, a favor da portuguesa, após ‘wazari’. Garantiu o acesso à final ao superar a servia Anja Obradovic (43ª), pontuando ‘ippon’ aos 43 segundos. A luta pelo Ouro, contra a nº2 do mundo, Lucy Renshall, do Reino Unido, foi muito disputada. Depois de várias iniciativas de ambas as judocas, foi a britânica a conseguir a projeção para ‘ippon’, a apenas 11 segundos do fim do tempo regulamentar. Com este resultado, Bárbara Timo conquistou a Medalha de Prata.

O último dia do evento, contou com a presença dos judocas das categorias -78 kg e +78 kg femininas e -90 kg, -100 kg e +100 kg masculinas, com 3 Portugueses em ação:

Rochele Nunes subiu ao pódio para receber a Medalha de Bronze no terceiro e último dia do Grand Slam Abu Dhabi 2022 que se cumpriu este domingo, 23 de outubro. A capital dos Emirados Árabes Unidos recebeu os Melhores Judocas do Mundo, reunindo um total de 414 Atletas (239 Masculinos e 175 Femininas) em representação de 65 Países.

Rochele Nunes (+78 kg) começou a sua prestação com uma vitória, eliminando Tahani Alqahtani (112ª), da Arábia Saudita, por ‘ippon’, em apenas 39 segundos. Nos quartos-de-final, enfrentou a cazaque Kamila Berlikash (19ª do ranking mundial), somando o segundo triunfo, após pontuar dois ‘wazari’. Falhou o acesso à final da competição, ao ceder perante a georgiana Sophio Somkhishvili (31ª), que se adiantou no marcador por ‘wazari’ e conseguiu gerir a vantagem até ao fim. No seu último e derradeiro combate, contra Shiyan Xu da China (11ª do ranking mundial), atual Vice-campeã asiática (vencedora do título em 2021), Rochele Nunes alcançou o ‘ippon’ em 1 minuto e 11 segundos, conquistando a Medalha de Bronze.

Na categoria -78 kg, Patrícia Sampaio recuperou da lesão (não competia desde o 5º lugar no Campeonato da Europa em abril) e estreou-se com uma vitória por ‘wazari’ sobre a Bicampeã Panamericana (2020 e 2021) Vanessa Chala, do Equador. Nos oitavos-de-final, perante a nº27, Giorgia Stangherlin, de Itália, Patrícia Sampaio sofreu ‘wazari’ e não conseguiu contrariar a vantagem da transalpina até ao final do tempo regulamentar, terminando na 9ª posição.

Anri Egutidze (-90 kg) não conseguiu superar o seu primeiro adversário, Jamal Petgrave (68º), do Reino Unido, sofrendo ‘wazari’ em período de ‘ponto de ouro’.

No primeiro dia da prova, Catarina Costa foi a portuguesa em destaque, terminando a uma vitória do pódio, num honroso 5º lugar.

Recordamos que a Seleção Portuguesa presente em Abu Dhabi é composta por 8 JudocasCatarina Costa (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Bárbara Timo (-63 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg) e Anri Egutidze (-90 kg), que são acompanhados pelo Treinador Marco Morais.

Mais Informação e Fotografiashttps://www.ijf.org/competition/2309

    DOCUMENTOS RELACIONADOS