Artigo científico – Concussão Cerebral no Judo – Programa de Retorno ao Treino e Competição

Fev 7 2021

Artigo científico – Concussão Cerebral no Judo – Programa de Retorno ao Treino e Competição

O artigo científico com o título – Concussão Cerebral no Judo – Programa de Retorno ao Treino e Competição – da autoria de Dr. Vítor Silva, Dr. Marcos Carvalho e Dr. Bruno Carvalho, foi publicado na Revista de Medicina Desportiva na edição do mês de janeiro de 2021. A Federação Portuguesa de Judo (FPJ) divulga esse trabalho em anexo nesta nota informativa.

“O objetivo deste artigo é o de divulgar orientações face à ocorrência da concussão cerebral durante a prática do judo, tendo em consideração a variabilidade inerente às diferentes faixas etárias, com o intuito de informar, envolver e responsabilizar os diferentes agentes envolvidos na modalidade (atletas, treinadores, equipa médica, pais e dirigentes), permitindo uma ação imediata, de médio e longo prazo no acompanhamento dos atletas”, refere o Dr. Marcos Carvalho, Assistente Hospitalar do Serviço de Ortopedia Pediátrica do Hospital Pediátrico de Coimbra – CHUC, e membro do Departamento Médico da Federação Portuguesa de Judo.

De referir a também importante publicação do artigo “Return to competition after anterior cruciate ligament injuries in world class judoka” na importante revista The Physician and Sportsmedicine, em que o primeiro autor é do Dr. Christophe Lambert –  médico da Federação alemã e antigo atleta Olímpico – contado também com a assinatura do Dr. Marcos Carvalho.

Os artigos encontram-se publicados em anexo na página da FPJ

atualizado às 14h38 de 08/02/2021

    DOCUMENTOS RELACIONADOS