Anri Egutidze é Vice-Campeão Europeu de Juniores

Set 17 2016

Anri Egutidze é Vice-Campeão Europeu de Juniores

Excelentes resultados obteve a equipa de juniores no segundo dia do Campeonato Europeu deste escalão, que decorre entre 16 e 18 de setembro em Málaga, Espanha.

Anri Egutidze (-81kg) sagrou-se o Vice-Campeão depois de ter ganho quatro dos cinco combates realizados. O atleta começou o seu percurso com uma vitória perante Davis Duda, da Letónia. Na segunda ronda, depois de um combate complicado, o atleta português soube gerir a vantagem e venceu o francês Nicolas Chilard. Na eliminatória seguinte reeditou-se a final da Taça da Europa de Juniores Coimbra 2016 (Junior European Judo Cup), mas desta vez o holandês Jim Heijman saiu derrotado por ippon. Na semifinal enfrentou o alemão Tim Gramkow e precisou apenas de 1 minuto para somar outro ippon. O atleta português cedeu apenas na final frente ao atleta sérvio Nemanja Majdov, Campeão Europeu de Juniores 2014. Para Egutidze esta é a primeira medalha nos Campeonatos Europeus.

Em destaque esteve também João Martinho que ficou muito perto do pódio na mesma categoria, conquistando um excelente 5º lugarMartinho eliminou os seus dois primeiros oponentes Logi Haraldsson, da Islândia, e Jesper Smink, da Holanda. Nos quartos de final defrontou o futuro vencedor da prova, Nemanja Majdov, que conseguiu marcar um yuko e aguentou a vantagem até final. O atleta português reencontrou o caminho das vitórias na repescagem, onde eliminou o francês Alpha Oumar Djalo pela margem mínima. No seu derradeiro e último combate contra o alemão Tim Gramkow, conseguiu ganhar vantagem e com o resultado em 2-1 (dois ‘yukos’ contra um) a poucos segundos do final, o jovem luso não conseguiu evitar o ataque do alemão que empatou e levou o combate para ‘Ponto de Ouro’. Nessa fase Tim Gramkow conseguiu pontuar novamente.

Além disso, Pedro Silva alcançou a 7ª posição em -100kg e Jaime Santos classificou-se em na categoria de -90kg.

A equipa portuguesa terminou a prova no 15º lugar da tabela geral.

Os atletas lusos vão entrar novamente nos tapetes de Málaga amanhã, para a competição por equipas, enfrentando no primeiro encontro a equipa da Bielorrússia.

 

RESULTADOS FINAIS


PROVAS RELACIONADAS

Set 16 2016 a Set 18 2016

10:00

Málaga, Espanha

Campeonato da Europa de Juniores, Málaga (ESP)