O segundo dia do Grand Slam de Dusseldorf 2018 cumpriu-se este sábado, dia 24 de fevereiro, com a presença do Judoca Luso Anri Egutidze. A competição alemã termina este domingo, dia 25 de fevereiro.
Anri Egutidze (-81 kg) estreou-se com uma vitória no combate inaugural contra o espanhol Alfonso Urquiza Solana, por ippon. Na ronda seguinte encontrou o 3º Classificado do Ranking Mundial e Campeão Europeu em título – Alan Khubetsov, da Rússia. O combate foi equilibrado até aos 2 minutos, altura em que o jovem português surpreendeu ao eliminar o russo por ippon. Nos quartos-de-final, deu sequência às vitórias, derrotando, novamente por ippon, o Campeão Mundial de Juniores – Matthias Casse, da Bélgica. Acabou por ceder na semifinal frente ao francês Alpha Oumar Djalo. Anri ainda conseguiu pontuar um wazari, mas a menos de 1 minuto do fim do combate, o francês fez o ippon. No seu último e derradeiro encontro, defrontou o russo Aslan Lappinagov (Vice-Campeão do Masters 2017 e nº 6 do ranking mundial) que conseguiu superar o atleta luso por ippon. Com este resultado Anri Egutidze terminou num honroso 5º lugar.
O ISS Dome recebe o segundo Grand Slam da época com a presença de 441 Atletas (270 masculinos e 171 femininos) em representação de 65 Países.
A Seleção Portuguesa está presente com 6 Judocas: Mariana Esteves (-52 kg) e Yahima Ramirez (-78 kg) no feminino e João Abreu (-60 kg), Sergiu Oleinic (-66 kg), Anri Egutidze (-81 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg) no masculino.
Amanhã, domingo e último dia da prova, Yahima Ramirez e Jorge Fonseca (-100 kg) fecham a participação portuguesa. Os combates têm início às 10h00 locais (09h00 em Portugal Continental).